1 de dezembro de 2010

A importância de uma boa escovação!

No começo desse mês fiz um concurso onde, foi abordado o seguinte texto na  prova de Português:

Um novo estudo da University College, de Londres, concluiu quem não escova os dentes duas vezes por dia, tem mais chances de desenvolver doenças cardíacas. Nos últimos vinte anos tem havido um interesse crescente nas ligações entre problemas cardíacos e doenças gengivais.

Embora tenha sido demonstrado que a inflamação no corpo (incluindo a boca e gengivas) desempenha um importante papel na obstrução de artérias, este é o primeiro estudo a investigar se o número de vezes de escovar os dentes tem qualquer influência sobre o risco de desenvolver doenças.

Os autores analisaram dados de mais de 11 mil adultos na Escócia. A equipe de pesquisa analisou as informações sobre estilo de vida, como o tabagismo, atividade física e as rotinas de saúde oral. Os indivíduos foram questionados sobre a frequência de visita ao dentista (pelo menos uma vez a cada seis meses, a cada 1-2 anos, raramente ou nunca) e quantas vezes escovar os dentes (duas vezes por dia, uma vez por dia ou menos de uma vez por dia). 

Foram também coletadas informações sobre o histórico médico e familiar de doença cardíaca, pressão arterial e amostras de sangue de adultos. As amostras permitiram aos pesquisadores determinar os níveis de inflamação que estavam presentes no organismo. Os dados coletados das entrevistas foram ligados a internações e óbitos. Os resultados demonstram que os comportamentos de saúde bucal foram em geral bons, com seis em cada dez (62%) dos participantes dizendo visitar o dentista a cada seis meses e 71% que escovam os dentes duas vezes por dia.

Depois que os dados foram ajustados para fatores de risco, como classe social, obesidade, tabagismo e histórico familiar de doenças cardíacas, os pesquisadores descobriram que os participantes que relataram menor frequência de escovação tiveram um risco 70% maior de doença cardíaca, quando comparados com indivíduos que escovam os dentes duas vezes por dia. "Nossos resultados confirmaram e reforçaram a associação entre higiene bucal e do risco de doença cardiovascular - além disso, marcadores inflamatórios foram significativamente associados com uma medida muito simples de comportamento de saúde bucal", explica o líder do estudo, o professor Richard Watt.  Ele acrescenta que "futuros estudos experimentais serão necessários para confirmar se a associação observada entre o comportamento de saúde oral e doenças cardiovasculares é de fato uma causa ou apenas um marcador de risco", explica.

E esse:

Escovar os dentes corretamente pode prevenir doenças cardíacas

09/08/2010 14h34 - Atualizado em 09/08/2010 14h34


Bactérias causadoras de gengivite podem entram na corrente sanguínea.
Alerta é dado por estudo escocês publicado no 'British Medical Journal'.

Uma pesquisa escocesa publicada no British Medical Journal, revista especializada em medicina, aponta que a saúde da boca está diretamente relacionada com a saúde geral do paciente. De acordo com o estudo feito com quase 12 mil pessoas, quem não escova os dentes, ou os escova apenas uma vez por dia, tem mais chance de ter problemas cardiovasculares.

O professor de odontologia Eduardo Rollo Duarte explica qual a relação entre a boca e o coração. "Pessoas que não escovam pelo menos duas vezes por dia tem 75% mais chances de terem problemas cardiovasculares. Muito provavelmente porque quem não escova bem ou escova pouco desenvolve gengivite, que é uma inflamação dos tecidos gengivais”, afirma o dentista.

Segundo os especialistas, as bactérias que causam a inflamação da gengiva entram na corrente sanguínea e podem se alojar nas artérias que irrigam o coração. Os parasitas seriam responsáveis por contribuir na obstrução da circulação do órgão, o que pode levar a um infarto.

Depois de fazer o tratamento dentário contra gengivite, o aposentado Élcio Bonasorte não só recuperou os dentes como conseguiu controlar o diabetes descompensado. "O primeiro pensamento da pessoa tem que ser esse, manter a boca sempre sadia", diz o paciente.

Escovar dentes só uma vez ao dia aumenta risco de doenças cardíacas Saiba como escovar corretamente os dentes e evitar problemas bucais Os especialistas dão dicas de como fazer para fazer a escovação correta dos dentes. "Uma boa escovação começa com um forte bochecho com água, na pia do banheiro. A pessoa ao escovar precisa ver os movimentos, de preferência sem muita força, de forma circular em volta dos dentes com a ponta da escova, colocar as cerdas próximas à gengiva", afirma Eduardo.

“As escovas não duram. Eles devem ser trocadas com certa frequência. Toda vez que a escova estiver com as cerdas esgarçadas, com as pontinhas começam a ficar alteradas, a escovação não será eficaz, porque a cerda deve ser bem macia para poder limpar os dentes em volta da gengiva”, diz o dentista.

A escova de dentes deve ser trocada no máximo a cada dois ou três meses. Os dentistas dizem que não é preciso exagerar na quantidade de pasta de dente. O equivalente a um grão de ervilha é o suficiente, já que a parte importante da limpeza no uso adequado da escova.
Daí, você me pergunta que diabos isso tem a ver com o blog Aline?
Eu explico: eu tenho toc em escovar dentes kkkkkkkkk!

E, mesmo sabendo que as pessoas mais próximas também tem esse bom hábito, também sei que grande parte da população não se interessa em gastar tempo e dinheiro com uma boa escovação.

Quem trabalha cedo e faz aquela escovação rápida, e fica o dia inteiro na rua nem se apercebe desse mero detalhe.
Então, reúni os produtos essenciais para uma escovada boa.
Alguns daqui eu uso e recomendo.

Para ficar em casa, um uso completo:



1 - Creme dental - tenha bons cremes dentais direcionados ao seu problema...como o meu é o da sensibilidade uso o Sensodyne pro esmalte (com muita frequência) e a Colgate Sensitive.

2- Escova - A escolha da escova é a parte mais importante da escovação, e ela não precisa ser a mais moderna e mais cara...Prefira a de cabos arrendodados para não ferir as gengivas e as de cerdas bem macias... Não esqueça de trocá-las hein?

3- Fio dental - tira aquele resíduo que ficou ali entre os dentes, é essencial para uma boa escovação. Mesmo que doa e  que as vezes sangre, use o fio dental.

4- Escova interdental - Essa aqui é mais indicada pra quem usa aparelhos, mas uso para escovar os cantinhos dos dentes, os meus são muitooo apertadinhos por isso o cuidado.

5- Limpador de linguas - Se sua escova não vem com um, não se preocupe, já existem vários no mercado e fazem a mesma função.

6- Enxaguante bucal - Esse é importante, mas é preciso ficar atento...Use os sem alcool.


Para carregar na bolsa e NUNCA esquecer:


1- Escova de viagem - existem tantas no mercado, as macias e de cabo arredondado, sempre!
2- Pasta de dente líquída - é prática e cabe na bolsa.
3- Enxaguante bucal, versão mini - pra quem não dispensa um enxaguante bucal, existem vários na versão mini.
4- Spray de hálito - São mais difíceis de encontrar, mas algumas marcas já fabricam esse curinga de balada neh? kkkkkkkkk
5- Fio dental mini - Existem vários também, tenha sempre.


Boa escovadaaaaaa galera!
Xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com

Disqus for Desejos de Consumo