Nesse site tem o resumo do que se trata as casas astrológicas, compartilharei com vocês:
AS - Ascendente - Impulso de Orientação, a "Aurora" CASA I - Ser - Temperamento e Comportamento CASA II - Ter e Fazer - Dinheiro e Segurança CASA III - Aprender - Primeiros Estudos e Cotidiano | ||
IC - Fundo do Céu - Impulso de Fundamentação "Nadir" CASA IV - Sentir e Sonhar - Família e Lar CASA V - Prazer - Criação e Filhos CASA VI - Trabalhar - Direitos/Deveres e Saúde | ||
DS - Descendente - Impulso de Complementação "Crepúsculo" CASA VII - Associar - Casamento e Sociedades CASA VIII - Transformar - Perdas e Heranças CASA IX - Refinar - Filosofia e Religião | ||
MC - Meio do Céu - Impulso de realização "Zênite" CASA X - Aperfeiçoar - Profissão e Aprimoramento CASA XI - Libertar (se) - Amigos e Potencialidades CASA XII - Doar - Sacrifício e Caridade |
Vem comigo com as interpretações do MEU MAPA!
Começarei com a casa II ok?
Casa II - ter e fazer - dinheiro e segurança ( Gêmeos/Mercúrio)
Valoriza suas propriedades, suas coisas. Talento para conhecer e revelar os valores das coisas.Interesse pela arte, rádio, publicidade, comércio (finanças, compras, trocas), pensa de acordo com valores pessoais.
Casa III - aprender - primeiros estudos e cotidiano (Câncer/Lua)
· Expressão e comunicação emocional e sensível.
· Bons conversadores e ouvintes.
· Boa comunicação e expressão emocional. Bom narrador e contador de histórias.
· Bons novelistas, escritores, narradores e atores. Gostam de escrever cartas e e-mails afetivos.
· Mente intuitiva e mediúnica. Ativada por insights e sacações.
· Mãe de familiares. Afeto e cuidado pelos irmãos e parentes. Estabelece laços de irmandade e confraternização com a família. Aprende muito com a mãe.
· Gosto por viagens e passeios. Boa companheira de viagem. Adapta-se com facilidade a novos ambientes.
· Bom relacionamento com a vizinhança. Relaciona-se afetivamente com vizinhos. Gosta de cuidar de plantas e espaços coletivos – corredores, espaços comuns.
· Meios de transporte e comunicação. Tendência a ter um carro com capacidade para levar a outros com conforto e acolhimento. Fone seguro e convencional.
Desafios pessoais: Quando perturbada prefere se recolher e resolver em retiro seus problemas. Pode compartilhar com irmãos e parentes seus desafios. Viajar e passear pode ajudar a encontrar soluções a seus desafios emocionais.
Lua tensionada na casa III: Pode provocar desafios na comunicação e no aprendizado criando uma pessoa inadequada de difícil relacionamento, submetido às flutuações da lua.
Pessoa insensível e desmedida na sua expressão provocando sempre desconforto e inadequação.
Casa IV - Sentir e Sonhar - Família e Lar (Leão/Sol)
A pessoa com o Sol na casa IV nasceu em torno da Meia noite, o Sol encontrava-se no fundo do céu no momento do nascimento. A casa IV é o setor do mundo emocional, da família, das origens e dos antepassados. Assim o Sol de casa IV constrói uma pessoa que reina na sua família, no lugar a que pertence, é habitualmente chamado de "chefe de tribo".
Sol natal na casa IV sugere:
- vida familiar intensa. O lar é importante. Intensa relação com os pais (pai)
- possibilidade de nascer numa família bem estruturada ou de origem tradicional
- possibilidade de ajuda dos mais velhos, respeitados e poderosos e do pai para alcançar o êxito nos seus propósitos
- felicidade e reconhecimento, na parte mais avançada da vida
- abre-se caminho na medida do seu relacionamento com a família e as origens
- carinhoso, protetor, caseiro, leal, cuida de quem gosta
- interesse por: A família, as suas origens, as suas coisas. Amor ao seu país ou sua cidade, sua casa.
Casa V - Prazer -criação e filhos (Virgem/Mercúrio)
Interesse por criação, diversões, hobbies. Expressão charmosa. Facilidade para comunica-se com crianças. Conquista com a palavra.
Casa VI - Trabalhar - direitos/deveres e saúde (Libra/Vênus)
Sugere pessoa que:
· gosta de viver no seu cotidiano com beleza e harmonia.
· curte o seu ambiente de trabalho e serviço, onde encontra amor e afetividade.
· é diplomata e harmonizadora onde se encontre.
· curte suas coisas e seu cotidiano.
· é simpática e cordial ao servir e trabalhar, fazendo com que as pessoas atendidas por ela se sintam acolhidas e à vontade. Gosta de trabalhar. Tem necessidade de um cotidiano harmonioso. É simpático e benquisto no ambiente de trabalho. Pode realizar trabalhos que exijam sociabilidade e senso estético. Faz do trabalho um ambiente agradável e belo. Pode gostar enfeitá-lo com plantas e objetos de arte. No serviço ou trabalho ela é generosa e com poder procurará harmonizar e integrar os diferentes estilos, preferências individuais, particularidades de cada companheiro, visando minimizar os contrates e conflitos e valorizar os pontos em comum.
· tem talento para decorar e arrumar o local de trabalho onde prevalece o bom gosto e a beleza.
· adora se sentir bem consigo mesma.
· o parceiro, amante ou sócio pode vir através do serviço ou companheiros de trabalho. Pode conhecer pessoas interessantes em se ambiente de trabalho e apaixonar-se por colegas.
· gosta de ser planificada na sua vida financeira e ter planos de melhoramento. Boa para investimentos e analises financeiros.
Pode gostar de ter um animal de estimação.
Casa VII - Associar- Casamento e Sociedades (Escorpião/Plutão)
A pessoa com Plutão na casa VII terá que aprender a conviver com a força e poder de Plutão no setor de relacionamentos, associações e casamento. Plutão aqui submete o relacionamento com o outro a um processo infinito de aprofundamento, onde a verdade das entranhas será revelada, e onde o outro sempre será conhecido no seu mais íntimo.
Assim esta pessoa, não conseguirá estabelecer relacionamentos formais, mentirosos, de faz de conta. A primeira coisa que logo se mostra é a questão do poder, quem manda? O primeiro movimento é querer controlar totalmente o parceiro. A pessoa sente necessidade de saber tudo do parceiro, o que ele pensa, sente e faz a todo instante. Olha fixo nos olhos do parceiro que fica nú na sua presença. Ele exige a verdade, e é muito difícil o enganar.
O ideal, exagerando, para uma pessoa com Plutão na casa VII, é que o parceiro seja seu escravo, que faça tudo o que ele quiser. É importante estar consciente deste movimento para o conseguir administrar com adequação.
Acontece também a pessoa atrair pessoas plutonianas ou do signo de Escorpião, o que vai trazer logo a questão de quem manda? quem faz o que o outro quer? Nesta situação é importante conseguir um diálogo profundo que permita encontrar um acordo em relação ao que será feito em conjunto, umas vezes deixando um mandar, outras o outro. Conheço casos em que o casal determina períodos em que um manda e depois o outro. Antes de uma atividade se define quem manda, quem dá a última palavra.
Por isto habitualmente as pessoas com Plutão na casa VIII ou VII são muito difíceis de se relacionar e viver junto. Mas quando a pessoa é careta e formal. O outro mostrará seu lado podre, sombra, ai não resiste e se separa. O pior é que muitas vezes julga, condena, castiga o parceiro depois que descobre sua verdade, mas se vai contra o que ele gostaria que fosse.
Para melhor lidar com um Plutão na casa VII ou VIII os parceiros deverão ser muito amorosos um com o outro e o melhor conseguir lidar com as diferenças. Também ambos parceiros terão que estar preparados para aceitar e acolher o lado podre e sombra do outro. É muito importante, que ambos parceiros estejam dispostos a compartilhar a verdade do que acontece nas suas vidas e estarem abertos as transformações que com certeza o relacionamento provocará.
É muito importante também o casal investir na sacralidade do sexo e da intimidade.
Plutão na casa VII, sugere:
· vínculos fortes e transformadores.
· associações e casamentos intensos, onde é muito importante a confiança e a lealdade.
· no casamento e sociedades transformasse visceralmente.
· disputa de poder. Dominador. Controlador.
· as pessoas se transformam ao se vincularem a ela.
· forte sexualidade no casamento
· atrai pessoas fortes, dominadoras intensas, profundas, complicadas. Casar com pessoa plutoniana ou do signo de Escorpião
· difícil para casar, exigente.
· poder de transformação e penetração nos outros.
· conexões inconscientes nos relacionamentos íntimos.
Plutão em tensão na casa VII, sugere:
· relação ou casamento intenso que pode chegar a perversão
· atrai pessoas loucas, obsessivas, perversas
· perdas no casamento e relacionamentos
Casa VIII - Transformar - Perdas e Heranças (Sagitário/Júpiter)
Para a pessoa com Júpiter natal na casa VIII, a fé interior ascende no exercício do afeto, da emoção e do amor de forma positiva, bela e generosa. As oportunidades aparecem quando se é acolhedor, carinhoso, receptivo, alimentador, quando se é generoso e profundo no amor, nos afetos e nos cuidados.
"com você, e a coragem de estar num só coração"
"....sempre que expressar com sua alma e com seu coração, "EU" te acolho, mesmo que no intento de ser verdadeiro você possa estar equivocado na sua verdade. Ainda assim, não há barreira para a evolução, para o florescer, no amor, na aceitação e na entrega. Confio na existência e nos caminhos que ela potencializa ao encontro real do compartilhar." (karuna).
A pessoa com Júpiter na casa VIII tende a se doar, se sente bem compartilhando, estando junto. A pessoa valoriza seu parceiro, ressalta tudo o que tem de bom e se esforça com entusiasmo por colaborar com a felicidade e o bem-estar do outro. Devido a sua dedicação, amor e disposição para a relação a pessoa recebe presentes, atenções, riquezas e consideração.
Júpiter natal na casa VIII sugere:
· a expectativa de ser considerado mestre no relacionamento íntimo. Gostará ser escutado, sentido, apreciado, e de igual forma ela tentará recepcionar seu escolhido. Expectativa de um relacionamento íntimo respeitoso, intenso, amoroso e quente.
· gosto por aprofundar em tudo o que faz, buscando sempre ser justo e generoso.
· valorizar a qualidade da intimidade e da vida sexual. Sexualidade expansiva. Sabe doar-se e receber.
· visão do outro otimista, positiva e contagiante, acredita na força do melhor da pessoa. Acredita que toda pessoa possa evoluir, se transformar, sair de qualquer barra pesada. Acredita que ainda que a noite pareça eterna, o Sol nasce e a Luz reina.
· a pessoa costuma ser generosa e conviver com pessoas generosas.
· receber herança ou receber benefícios e apoios financeiros.
· ser bem quisto e ter um astral de pessoa que faz bem. Ter facilidade em viver e propiciar momentos gratificantes. Bom ouvinte de segredos e questões muito íntimas. Talento para a cura, a assessoria. Facilitador. Interesse por ocultismo e astrologia.
· envolvimento comprometido, amplo, que envolve posses, dinheiro, finanças e negócios conjuntos, corporativos, cooperativos, seguros, lucros e heranças.
· vocação e interesse pelo oculto, o místico e a religião como formas de transcendência e ascendência. Pode ter interesse em pesquisar e saber sobre a vida após a morte, sente como ninguém a sensação de eternidade.
· acreditar na cura de qualquer doença. Ser sensível ao conhecimento da razão oculta das doenças e dos sofrimentos. Ter poder de cura.
· fidelidade e lealdade no que acredita, podendo chegar à militância e a ter poder de fazer a cabeça dos outros.
· ser confidente. Talento especial para conhecer os segredos de todas as pessoas próximas.
· amizades misteriosas, diferentes. Pode se relacionar com todo tipo de pessoa, especialmente as envolvidas em suas pesquisas e interesses de estudos.
· mediunidade. Forte telepatia.
Júpiter natal na casa VIII mal aspectado ou em tensão, sugere:
· perversão e manipulação sexual ou nas práticas de magia.
· ilegalidade.
· litígios em relação a heranças, impostos, seguros, finanças conjuntas
· promete e não cumpre.
· uso inadequado do poder psíquico e conhecimentos mágicos. Mago negro.
Pode trabalhar com êxito como terapeuta, curador, assessor íntimo, facilitador, casas funerárias, seguros, impostos, recursos materiais, detetive, cientista.
A casa onde Urano se encontrar no mapa natal estará marcada por sua forte presença. Se Urano estiver até 5º da cúspide, se expressará com mais intensidade e impacto na personalidade.
Os assuntos da casa onde Urano natal se encontrar, se destacarão na vida da pessoa com um brilho especial. A própria pessoa poderá se surpreender com suas atitudes e comportamentos nos assuntos desta casa.
A casa onde se encontrar Urano natal, sugere em seus assuntos:
· originalidade
· mudança, transformação
· inquietude
· eletricidade
· intuição
· diferença
· potencialidades e habilidades em relação a Astrologia, ciências e tecnologia de ponta
· tendência a socializar e compartilhar
· se relacionar com pessoas uranianas.
Urano natal na casa X, sugere:
· talento para perceber onde se deve mexer, mudar, revolucionar
· vontade de conhecer os fundamentos de tudo. Contesta, em princípio, qualquer verdade. Guia-se pelo que funcione e dê conta da complexidade da realidade. Questiona qualquer verdade enquanto não se comprove sua funcionalidade
· gostar de liberdade no trabalho
· trabalhar com tecnologia ou dinâmicas sociais
· imagem e aspecto diferenciado: penteado, forma de se vestir, expressar diferenciada
· mudar de trabalho de forma inesperada ou frequente
· ligado ou participante de ações, empresas, instituições que mexem com tecnologia ou movimentos sociais
Urano natal tenso ou em má posição cósmica na casa X, sugere:
· destruir, desconstruir, mostrar pontos frágeis, inconsequências
· dificuldade para estabelecer compromissos e pertencer
· mudança de emprego ou de status de forma inesperada
· ficar rebelde, revoltado, anarquista.
Casa XI - Libertar-se - Amigos e Potencialidades ( Peixes/Netuno)
Netuno natal gravitando na casa dos grupos a que se pertence, e amigos, poderá levar a pessoa a pessoas e grupos que mexam com arte, espiritualidade, sensibilidade, doação ou pelo lado negativo: confusão, drogas, ilegalidades.
A pessoa tende a idealizar e projetar muitas expectativas nos amigos e grupos a que pertence. Assim, pode se decepcionar quando estabeleça verdadeiro contato. Pode tender a se doar desmedidamente e depois se sentir usada ou explorada por amigos ou pelos grupos a que pertença.
Pode se sentir na missão de salvar seus amigos ou do grupo ou comunidade que pertença assumindo como seus, carma, problemas, desafios. Sente-se convidada a experimentar o amor e a doação incondicional, de outro jeito pode sofrer por desilusão e não correspondência de expectativas.
Quando a pessoa consegue ser verdadeiramente despojada e amorosa pode viver a plenitude no seu relacionamento com amigos e as pessoas em geral com quem convive. Enquanto não alcança este grau vive enrolada na confusão e desilusão.
Pode fazer projetos que mexam com embelezamento e espiritualidade. Se ligar a grupos espiritualistas ou movimentos que buscam um jeito mais sensível, belo, fraterno e amoroso de se relacionar com a vida
Pode ter amigos netunianos ou do signo de Peixes. Pode estudar em colégio religioso, espiritualista ou onde se privilegie as artes.
Casa XII - Doar- Sacrifício e Caridade ( Áries/Marte)
Tipo de ação: sutil.
O final da casa XII é a cúspide da casa I, do ascendente. A casa XII esta na direção leste, ocupando os primeiros 30 graus acima do horizonte, no momento do nascimento. Isto explica a força especial do planeta Marte nesta casa. Muitos esportistas e militares tem Marte nesta casa.
A força e o poder de Marte na casa XII é ganho com o tempo e maturidade.
A casa XII sendo a última da Roda da Vida, exige a pessoa cuidado, responsabilidade, atenção aos outros e ao ambiente. O planeta Marte nesta casa terá que aprender a lidar com todas estas forças, em principio, repressoras de sua natureza impulsiva e desbravadora. Esta resistência a natureza de Marte, em muitas pessoas, mais que frear Marte o fortificam, porque a pessoa com a vida aprende a agir com estrategia, adequação, inteligência.
Por estar perto do Ascendente, e no astral da casa XII, a faculdades associadas a Marte são vistas como pessoais. A pessoa tende a tomar decisões, agir seguindo o que ela pensa e quer. Ainda que toma em conta a situação dos outros, gosta de de decidir e agir sozinha.
Habitualmente, é uma pessoa que não gosta receber ordens, ou se submeter a disciplinas.
A ação da pessoa com Marte na casa XII tende a ser holística, tende incluir todos os fatores relacionados ao foco da sua ação. Por isso quiçá para ele agir é um desafio, algo a ser antes sentido, processado. Muitas vezes quando a vontade está ligada ao que no momento flui, a ação então ganha espontaneidade, força, adequação.
Ela é sensível aos sinais, intuições e assim se sabe de onde sai e aonde quer chegar, mas nunca se sabe o caminho que vai tomar.
O seu estilo é sofisticado, nobre, requintado, porque tem que aliar atitude com sensibilidade, e identificar entre aquilo que é pessoal ou aquilo que é pedido pelo fluxo natural da vida. Não impõe, insinua. Sua vontade oscila no vaivém das circunstâncias.
Gosta de ajudar as pessoas, servir, colocar sua força a disposição de causas maiores. É muito sensível ao ambiente e a natureza. É do tipo Zen.
Marte na casa XII é o símbolo do guerreiro da paz, poderia se criar para ele a palavra "pazeiro". Prefere manifestar as suas discordâncias ou ressentimentos de maneira sutil e considerando a situação geral e as pessoas envolvidas. A pessoa com este posicionamento tenderá a ser pacífica, a gostar de diálogo amoroso para resolver diferenças e desentendimentos. Consegue se colocar no lugar do outro. Possui elevada capacidade para compreender os sentimentos dos outros. Levará em conta opiniões e vontades dos outros antes de tomar suas decisões. Ele age conduzido por causa maior.
Cultiva o seu mundo interior. Tenderá a ser artista, romântico, idealista, amoroso, compassivo, espirituoso ou religioso.
Quando desencontrado, a sensibilidade o pode levar à lama e a vontade sem ação ser usada para o pior, a negação de si. Poderá ser excessivamente impressionável e vulnerável a sentimentos psíquicos negativos.
É atraído pelo belo, amoroso, sofisticado e até aquilo que seja sensacional. Gosta de seus sonhos e os intenta realizar, ainda que aparentem ser totalmente impossíveis e fantasiosos.
Ao andar, nunca pega o mesmo caminho. Pode mudar de direção sem aparente motivo. Ele é bom para descobrir caminhos e atalhos. É aconselhável que siga sua intuição e os encantos do caminho do belo.
Gosta de experimentar alternativas diferentes ao fazer a mesma coisa. Não gosta de repetir coreografias, gosta de improvisar, de se deixar levar pelo que o momento inspira. Age movido por sonhos e ideais, de modo suave e indireto.
Ele terá habilidade para desenvolver trabalhos que exijam delicadeza, sensibilidade, discrição, segredo.
Muito emotivo e sensível, é propenso a lágrimas. Necessita de períodos de tranquilidade ou recolhimento para recuperar sua energia e identificar o que quer realmente realizar.
Poderá exercer profissões ligadas a serviços gerais, artes, terapias. Sentirá atração por cinema, fotografia e música e tudo o que for relacionado às atividades marítimas. Pode gostar do período da noite ou da madrugada para trabalhar. Atua melhor nos bastidores, realizando tarefas que exigem sutileza e sensibilidade intuitiva.
No amor, é o amor, no sexo, uma flor.
A pessoa com Marte na casa XII terá que estar alerta a suas expectativas do parceiro. Ele pode tender idealizar muito seu parceiro, esperando dele refinamento, delicadeza e entrega sem limites, seguindo o encantamento e sofisticação desta casa.
Para ela se sentir amada, terá que ser muito amada mesmo. Seu sonho é que seu parceiro se entregue totalmente e que o contemple com aquela cara de apaixonado que só exala amor e beleza. O abraço que deseja é aquele que não tem fim e que se dilui nas piruetas da dança do amor.
Ele gosta que o amor chegue, sem que ela tenha que sair a batalhar, e para isso então a pessoa terá que aprender a ficar na sua e se fortificar e embelezar até ter magnetismo suficiente para atrair seu amor. Ao mesmo tempo, a pessoa, deverá aprender a se amar o tanto que gostaria ser amado, para pelo menos evitar a carência que o precipita na tristeza e a desilusão.
sexo
Para ela o sexo é dança, carinho, gestos, atenções, suspiros, beijos, risos, choros, risos, gozos de energia, espasmos, delicadezas, sorriso, sons, cheiros, flores, tudo sempre com muito encanto, amor e magia. Se não tiver estes ingredientes evite fazer sexo com ele.
Apaixonada pelo amor, procurará amantes que satisfaçam suas fantasias. Casa-se por amor. Gosta de parceiro sensível, criativo, imaginativo e perceptivo. Pode gostar de pessoa artista e espiritualista.
Habitualmente não é pessoa afeiçoada ao sexo acrobático que busca performance espetacular (veja o signo onde se encontra e os aspectos que faz).
Pode ficar só no carinho, na troca de gostosuras, na penetração sem entra e sai, mas sentindo as trocas interiores, as contrações, a frescura das águas e o calor ardoroso do tesão e o amor que abençoa aos amantes
conquista e é conquistado com poesia encantamento e amor. A conquista tem de ser mágica e sutil.
Paquera por meios indiretos, estratégico. Sabe esperar. Sutil, romântico, avança de modo discreto e delicado. Não gosta de impor o que sente e mede com sua sensibilidade o interesse da outra pessoa.
mulher com Marte na casa XII
A mulher com Marte na casa XII pode gostar de homens femininos, sensíveis, que sejam refinados e cultos, mas sobretudo que consigam perceber a Deusa que existe em toda Mulher e a saibam adorar, amar, contemplar e depois a comer entre delicadezas, carinhos e gostosuras.
homem com Marte na casa XII
O homem com Marte na casa XII é muito sensível e gosta que a intimidade role com naturalidade e beleza. É do tipo receptivo e romântico. Habitualmente não gosta de tomar iniciativas. É recomendável o seduzir com danças, massagens, alquimias, cheiros e encantos. Seu ponto mais sensível é a planta do pé esquerdo. É recomendável o sexo sem ejaculação.
Pode ficar excessivamente na dele. Ainda que não a ligue, o faça por saber de você, pode gostar e querer você. Ele gosta que a pessoa que o quer batalhe por ele, vaia onde ele está, insista em o conhecer e aceitar como ele é.
Marte natal na casa XII, sugere:
· ganha poder e força com a idade, a maturidade
· gosta de ajudar, ser solidário, colocar sua força a favor de causas humanitárias ou maiores
· interesse por assuntos pessoais, sonhos, simbolismos, o inconsciente, ocultismo e espiritualidade. Na falta da espiritualidade invade a superstição. Deve tentar ser claro nas suas colocações podem gerar mal entendidos
· pessoa moderada, comedida, antes de agir, sente, valoriza, calcula
· gostar de agir com discrição, no oculto, ou por vias alternativas
· flexível, adaptável, mas sem perder o foco
· gostar de ficar sozinha, na dela e dona de si
· tendência a trabalhar, agir, tomar decisões só
· não gosta de receber ordens
· estrategista
· estilo sofisticado, com ar de nobre, de pessoa fina, requintada
· não gosta de se expor ou que sejam conhecidas suas intenções
· talento para os esportes e atividades que exigem domínio de si e estrategia
· gosta de ser conquistada e querida tal qual é
· ser romântico, sonhador, sensível, artista
Marte natal em tensão na casa XII sugere:
· dificuldade de planificar sua ação, e terminar o que inicia. Preguiça. Dispersão
· atração pela clandestinidade, podendo se envolver em atividades ilegais, fraudes, máfia
· excessivamente impressionável e vulnerável a sentimentos psíquicos negativos
· tendência a mártir, vítima, sofrimento, renúncia
· emocionalmente dependente dos outros ou tornar os outros emocionalmente dependentes dele
· tendência a um sentimentalismo excessivo, falta de discernimento na escolha amorosa, hipersensibilidade e excesso de dependência dos outros
· A raiva reprimida pode conduzir a tendências neuróticas e sintomas psicossomáticos. Aprender a não nutrir ressentimentos a respeito de coisas do passado
· medo de agir, insegurança
· sentir-se derrotado
· sentir que os esforços são fúteis, que não alcançam resultados
· timidez
· autoconfiança baixa
· agir escondido
·
Nenhum comentário:
Postar um comentário